quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mais um ano se foi

31 de dezembro. Mais um ano se foi. Escorreu pelos dedos. Nem vi passar.

O que fizemos? O que plantamos? O que colhemos? Qual o saldo?

O que marcou o ano? A morte de Michael Jackson? Devíamos celebrar a vida e não adorar os mortos.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos? Ainda não fez nada de relevante além de discursos.

A crise econômica mundial? O mundo não acabou como se previa. E nem de longe pareceu tão drástica quanto a crise de 1929, humanitariamente falando, não em termos de valor econômico.

Os escândalos dos políticos brasileiros? O dinheiro na meia? Na bolsa? Na cueca? No panetone? A oração a Deus pela propina recebida? Agora a tecnologia nos mostra em cores berrantes a mazela nacional. O que aconteceu? Mudaremos de atitude? Lembraremos disso nas eleições? Faremos melhores escolhas? Ou a pizza foi pro forno? A Justiça tarda e falha?

Mais que um ano, acabou uma década! Entramos amanhã nos anos 10. Como serão lembrados? Os anos 10 do século passado são os da Primeira Guerra Mundial, ou a Grande Guerra, como foi chamada antes de se saber que uma maior ainda viria em breve.

O que a humanidade aprendeu? Evoluímos?

Para você, um 2010 com paz, saúde e sabedoria. Obrigado pelas visitas ao blog.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dilma dá bola-fora em Copenhague

É claro que ela não quis dizer isso, mas que foi engraçado, foi.

"O meio-ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável. E isso significa que é uma ameaça pro futuro do nosso planeta e dos nossos países."

O pior é que ela estava lendo!

Não viu a cena? Clique aqui para ver no YouTube.

Mas... o que será que ela quis dizer, mesmo?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lula doa U$ 1,2 bilhão do nosso dinheiro para a Bolívia

Notícia de hoje: por pressão direta do governo federal, a Petrobrás vai assinar um aditivo de contrato com a Bolívia aumentando o preço do gás natural lá produzido.

Isso renderá um acréscimo de pelo menos U$ 1,2 bilhão nos rendimentos da Bolívia até 2019, com validade retroativa a 2007, que foi quando a Bolívia invadiu usinas da Petrobrás com seu exército e fez brasileiros reféns, acabando por nacionalizar as usinas (pagas com nosso dinheiro), mas sem qualquer reação do nosso (des)governo.

Quem vai pagar mais essa conta? Você e eu, claro. Os otários, como diz o Arnaldo Jabor.

Merda!

Uuuii! O presidente falou palavrão!!!

Lula disse "merda" em recente discurso e ainda vaticinou: "a mídia vai cair de pau porque o presidente falou palavrão".

Pelo que eu vi, a imprensa não deu muita bola.

Também! Lula fala merda desde os anos 80! Já estamos acostumados...

Você acredita nos motivos oficiais?

Notícia de hoje diz que DVD do filme "Lula, o filho do Brasil" será lançado em maio (aposto que dia 1o) a preços entre 10 e 12 reais (filmes bons são lançados a R$ 45, no mínimo).

Luiz Carlos Barreto, produtor do filme, diz que o preço será bem abaixo do mercado como uma forma de combater a pirataria. Essa é a explicação oficial.

Eu digo que o que se quer é aumentar ao máximo o número de pessoas que vejam o filme (se possível muitas vezes), do mesmo modo que vão subsidiar o ingresso do cinema através das centrais sindicais.

Objetivo: entrar para a história como o filme mais visto do cinema brasileiro (por muitos anos vindouros).

Motivo: inflar o ego de Lula (até explodir, espero) e transformá-lo num semi-deus brasileiro que então caminhará flutuando sobre as massas em estado de graça, e será finalmente entronizado na tão sonhada cadeira no Conselho Permanente de Segurança da ONU, por aclamação popular mundial (já que os países que contam estão se lixando pra ele).

sábado, 12 de dezembro de 2009

Lula, o filho do Brasil - o filme

A realização e o lançamento desse filme justamente em ano da eleição do sucessor de Lula tem gerado muita polêmica e acaloradas discussões sobre se é ou se não é uma peça de propaganda eleitoral. Não vou entrar nessa discussão porque acho difícil provar que sim ou que não.

O fato de que o filme mistifica o homem Lula também é um fato que não deveria entrar na discussão, pois isso é bastante comum no cinema, principalmente em Holywood. Poderíamos citar uma infinidade de casos similares.

Mas um aspecto que foi pouco ou nada explorado pela imprensa e que eu considero extremamente relevante nesta discussão é que a produção desse filme, da forma como foi feita, foi totalmente anti-ética e isso creio que é indiscutível. Vamos aos fatos:
  1. O filme foi patrocinado 18 por empresas, sendo que a maioria delas ou tem participação acionária do Governo Federal e de fundos de pensão estatais, caso da Neoenergia e da CPFL, ou que receberam volumosos financiamentos do BNDES, caso AmBev, EBX e Grendene, ou que tem contratos de fornecimento com o governo, como a Wolkswagen, ou então são empreiteiras com obras do PAC;
  2. Os casos que mais chamam a atenção são as empreiteiras que não tem nenhuma tradição em financiar filmes. São 4: Camargo Correa, GDF Suez, OAS e Odebrecht;
  3. Note que não houve financiamento através da lei Rouanet, ou seja, o financiamento foi feito na base da boa vontade e expectativa de retorno financeiro da boca da bilheteria, o que é extremamente incomum no mercado cinematográfico brasileiro;
  4. Nunca antes na história deste país foi feito um filme com produção tão cara: cerca de 12 milhões de reais;
  5. Também está tendo a mais cara campanha de divulgação da história.
A questão a ser perguntar é: se o presidente não fosse mais o Lula, mas tivéssemos um presidente de um partido de oposição ao PT, como PSDB ou DEM, por exemplo, teriam essas empresas financiado esse filme nas mesmas condições?

Se a resposta for sim, tudo bem, mas se for não, então foi anti-ético. Para mim a resposta é não.

Por isso, mais uma vez o que estamos vendo é a falta de ética reinante entre os políticos. Se Lula tivesse toda a ética que ele diz que tem, se teria feito essa pergunta e, se como eu, achasse que a resposta seria não, teria impedido que o filme fosse feito neste momento. Além do mais, se o patrocínio acontecesse como aconteceu após a saída dele do poder, tudo seria muito mais legítimo.

Mas Lula, como a maioria dos políticos, não é ético, é apenas oportunista.

E é apenas UM filho do Brasil e não O filho do Brasil, porque o Brasil tem muito mais (e melhores) filhos que ele.

Uma dama da noite chamada Brasil

Me contaram de uma prostituta de nome Brasil. Se não é invenção, acho que a história, no mínimo, foi aumentada com o passar de boca em boca. Quem conta um conto aumenta um ponto, dizia minha avó.

Disseram que essa "senhora" tinha vários cafetões. Difícil de ser verdade, a não ser que fosse um de cada vez, mas não foi assim que me contaram, então vamos lá.

Um cafetão era político, só queria saber de tirar-lhe o máximo de dinheiro possível. Viajava, ia aos melhores restaurantes, pagava suas despesas, mas nunca lhe dava nada de bom em troca. Mas ela sabia que era amada por ele, pois ele sempre lhe fazia amor com muito fervor, e depois lhe tirava dinheiro. E também lhe batia quando ela merecia. Ah, e fazia-lhe discursos tão empolgantes sobre como o futuro seria bom, como ele resolveria todos seus problemas após a próxima eleição! E quando ele viajava, então!, ela soube que ele sempre falava muito bem dela, de como a amava, de como jamais a deixaria. Como ela poderia deixar de dar-lhe seu dinheiro? E seu voto também.

Outro cafetão era empresário. Não era exatamente um cafetão pois na realidade usufruía e não pagava, mas veja se não é o mesmo que ser um cafetão. Ele sempre dava um jeito de escapar sem pagar, mas voltava sempre com promessas de que pagaria todos os atrasados e então propunha parcelar os débitos. Ele dizia que tinha que dividir em muitas parcelas porque a vida estava difícil e a empresa não dava lucro e talvez ele até tivesse que demitir alguns funcionários para poder pagar os atrasados e etc. Ela fica com pena dos que poderiam perder o emprego, das crianças que ficariam sem leite, e acabava aceitando o parcelamento. Ele então pagava a primeira parcela, usufruía novamente de seu crédito renovado e desaparecia sem pagar o resto. Depois começava tudo de novo. Mas como ela poderia negar-lhe a volta se ele era tão importante? Afinal ele era empresário, gerava empregos. Brasil dependia dele.

Um terceiro cafetão era um sem-terra. Assim como o empresário, não lhe tirava dinheiro diretamente, mas é como se fosse. Ele sempre chegava esfarrapado e sujo em sua casa, que ela tinha suado muito para ter. Não era pequena nem suja como você pode estar imaginando, mas grande, confortável e bem equipada, que ela era uma dama em pleno desenvolvimento. Ele ia entrando sem pedir licença, na maior sem-cerimônia. Abria a geladeira, comia, tomava cerveja, deitava no sofá, assistia sua televisão que era grande e moderna. Muitas vezes trazia companheiros. Quando ela chegava, já exausta, ele sempre lhe explicava que a propriedade privada era uma aberração inventada pelos capitalistas, que a justiça só poderia ser feita quando a propriedade fosse coletiva e tudo fosse de todos. Veja como tudo é melhor em Cuba, veja como o povo era feliz na União Soviética antes ser destruída pelo capitalismo. Ela não via, mas acreditava nele. Ele era tão sincero em suas palavras e na sua sede por igualdade para todos os excluídos que ela sempre fazia contribuições para o movimento. E quando ele e sua turma iam embora sua casa estava uma bagunça, mas antes de ir ele lhe plantava a mandioca e ela gostava porque era com amor. Por essas e outras também foi considerado um cafetão.

Tinha o Empreiterio. Construiu sua casa do jeitinho que ela quis, mas ficou super caro. Apresentou um orçamento inicial bastante razoável e bem mais baixo que outros construtores, mas mal começou a obra e já disse que precisava rever os valores unitários, porque o salário dos pedreiros ia subir e o cimento havia subido, e também o ferro. E assim foi o tempo todo, sempre precisando de mais e mais dinheiro para concluir a obra. Mas finalmente um dia sua casa ficou pronta. Com atraso, mas ficou. Do jeitinho que ela quis. E ela pode se livrar do Empreiteiro que por dois anos lhe sugou muito dinheiro. Foi uma alegria só. Fez festa, convidou as companheiras e os amigos. Ainda bem que ela teve o Estrangeiro para conseguir o dinheiro ao longo da obra, por que se não teria demorado ainda mais para terminar.

O Estrangeiro. Ele era assim conhecido porque, bem, simplesmente porque ele era estrangeiro, ora. Ele era da Eslováquia, onde quer que isso fosse, porque ela não sabia. Ele vivia de emprestar dinheiro a juros para ela e outras prostitutas - é ou não é uma forma de cafetinagem? Foi muito importante em sua vida pois emprestou-lhe quando ela não tinha crédito na praça. Começou comprando um apartamentinho no centro, depois um carro, depois construiu a casa e comprou um carro melhor. Fez também algumas viagens. O apartamentinho não vendeu e continua usando para seus programas. Pagou caro por tudo isso, e ainda paga, pois os juros do Estrangeiro não são pequenos, não, mas não teve outra opção. Sempre que ela mais precisou, os juros estavam em alta. Havia sempre uma crise internacional, sei lá, e o risco de inadimplência dela subia nessas ocasiões. Ela não entendia, porque de um jeito ou de outro ela sempre pagava, mas funcionava assim, dizia o Estrangeiro. Por outro lado ele sempre foi muito simpático, sempre com um sorriso nos lábios quando ela concordava com os termos do empréstimo, mas se ela não pagasse ele vinha buscar e era melhor ela ter como pagar porque se não... Mas ela gostava dele.

Por fim, tinha o Advogado. Sempre acabava precisando de seus serviços, ou para livrá-la da cadeia quando era pega em uma blitz, ou algum de seus clientes a metia em encrenca, ou no caso de algum acidente de transito, ou problemas com a Receita Federal, e nas questões de documentação de suas propriedades, cobranças indevidas e tantas coisas mais que ela não sabia resolver sozinha. Ele cobrava caro por seus serviços, mais do que ela, por hora de trabalho, mas ela achava justo, afinal ele havia estudado tanto e sua vida era dura e a dela, "fácil", como diziam. Mas vez ou outra ele também vinha para extravasar seus desejos, que ninguém era de ferro. E não pagava um centavo por isso, afinal, dizia ele, ela estaria sempre encrencada se não fosse por ele.

Mas acontece que a dama era muito formosa, com lindas costas banhadas pelo sol do novo mundo, no alto uma cabeleira vasta como floresta tropical, em seus seios mais amores, uma região central muito "quente" e, mais ao sul, um canyon cercado de linda mata que ainda parecia intocada, mas que na verdade há muito tempo fazia a alegria daqueles que a exploravam.

E então, quando risonha, límpida e garrida, deitada em berço esplêndido, apaixonava a todos os que tinham o prazer de conhecer as suas belezas e encantamentos. E jamais queriam deixá-la, e por ela sofriam e viviam, e seu bem almejavam, e queriam que ela se livrasse de seus cafetões para finalmente ter paz no futuro e viver da glória do passado.

E estes eram trabalhadores, comerciantes e comerciários, empresários, turistas, bancários, estudantes, advogados, médicos, juízes e todo tipo de profissionais, e até uns poucos políticos! Estes a amavam de verdade, eram quem a sustentava e quem fazia sua verdadeira riqueza.

Mas estes ela desprezava, não lhes retribuía, apenas os tolerava porque através deles podia sustentar seus verdadeiros amores - seus cafetões...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

STF abre ação penal contra Azeredo por mensalão mineiro

Por 5 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) transformou hoje o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em réu em uma ação penal pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. O tucano foi denunciado pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento com o mensalão mineiro --esquema de arrecadação ilegal de recursos durante a campanha a governador de 1998.


Ótimo! Tomara que o processo ande rápido e que ele seja devidamente punido, caso seja condenado.

Dôe meia hora da sua vida para um Brasil melhor

A ONG Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lançou uma campanha para pressionarmos os deputados federais a votarem e aprovarem a Lei Ficha Limpa (mais detalhes nos meus posts de 22/11/09).


Se você quer contribuir, vai precisar gastar uma meia hora da sua vida. Acho que vale a pena.


Vai aqui um roteiro para ficar fácil:

  1. Vá ao site http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado/form_deputado
  2. No campo "Você deseja", escolha "solicitar"
  3. No campo "Destinatário", escolha um deputado ficha-limpa - mais abaixo listo os ficha-limpa do Estado de São Paulo. Se você for de outro estado, você vai precisar verificar no seguinte site quem são os ficha-suja do seu estado: http://www.excelencias.org.br/@casa.php?pr=1. Clique em "Câmara dos Deputados/BR" para ver a lista dos ficha-suja
  4. Em "Remetente" preencha pelo menos seu nome, e-mail e Estado
  5. Em "Seu Comentário" ponha seu texto ou copie/cole minha sugestão de comentário abaixo.
  6. Digite o texto de segurança e clique em "Enviar". Você deverá ver uma tela de confirmação
  7. Clique no botão "voltar à página anterior" do seu navegador
  8. Escolha o próximo deputado
  9. Clique em "Enviar". O navegador voltará à mesma página, indicando erro no texto de segurança
  10. Digite o novo texto de segurança mostrado e clique em "Enviar". Você deverá ver a tela de confirmação
  11. Repitas os passos 7 a 10 até enviar a todos
Viu? Não é tão difícil.


Sugestão de comentário:


Prezado deputado(a), 
Tendo primeiramente confirmado que V. Exa. tem ficha limpa, como cidadão e participante ativo da vida política de nosso País quero integrar-me ao clamor dos 1.300.000 cidadãos que assinaram em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, projeto este que vai tramitar sob o nº. 518/09 na Câmara Federal, venho solicitar-lhe que V. Exa. faça a sua parte na busca de uma célere tramitação e a devida aprovação deste Projeto, que estabelece objetivamente critérios de inelegibilidade, com o intuito de moralizar o processo eleitoral e restabelecer a importância e seriedade das instituições políticas de nosso País. 
Este Projeto, fruto da mobilização popular, espelha o clamor e o anseio do Estado de São Paulo, do qual V. Exa. é representante. 
Certo de poder contar com sua nobre representação - assim cumprindo a missão para a qual V. Exa. foi eleito -, despeço-me. 
Atenciosamente,
(seu nome)


Segue a lista dos deputados ficha-limpa de São Paulo:

Aldo Rebelo
Antonio Bulhões
Arlindo Chinaglia
Arnaldo Faria de Sá
Arnaldo Jardim
Arnaldo Madeira
Bispo Gê Tenuta
Cândido Vaccarezza
Carlos Sampaio
Carlos Zarattini
Devanir Ribeiro
Dimas Ramalho
Dr. Nechar
Dr. Talmir
Dr. Ubiali
Duarte Nogueira
Edson Aparecido
Eleuses Paiva
Fernando Chiarelli
Fernando Chucre
Ivan Valente
Janete Rocha Pietá
Jilmar Tatto
João Dado
José Anibal
José C. Stangarlini
José Eduardo Cardozo
José Paulo Tóffano
Lobbe Neto
Luciana Costa
Milton Monti
Milton Vieira
Nelson Marquezelli
Paes de Lira
Paulo Teixeira
Regis de Oliveira
Ricardo Berzoini
Ricardo Tripoli
Roberto Alves
Roberto Santiago
Vanderlei Macris
Vicentinho
William Woo


PS: aposto que você não conhecia do que mais de meia-dúzia desses deputados!


Não, isso não é democrático!

Em oposição ao meu post de 1/12 "Isso sim é democracia" eu considero a invasão da Câmara do D.F. como um ato anti-democrático.

Primeiro porque houve quebra-quebra e isso constitui crime, e um erro não justifica o outro. Os manifestantes não podem protestar incorrendo em crimes, senão perdem a razão.

Depois, seria uma demonstração de civismo se fosse um ato popular, mas foi um ato realizado por organizações políticas como PSOL, a "União da Juventude Socialista" e sindicalistas, segundo relatos que li na imprensa.

Ora, sindicatos vivem de verbas repassadas pelo governo federal e muitos deles são vinculados ao PT. A tal UJS é uma ONG e como tal aposto que vive de mamar nas tetas do governo (nem perdi tempo em confirmar isso: quem mais sustentaria uma ONG dessas?). Portanto são entidades financiadas com verbas públicas que, diga-se, foram tremendamente aumentadas no governo Lula.

O PSOL, por outro lado, é um partido político e deveria demonstrar mais responsabilidade civil. Protesto, sim. Arruaça e vandalismo, não!

Assim sendo, o ato fica muito mais com cara de um oportunismo eleitoreiro que uma demonstração de civismo preocupado com a corrupção. Afinal, não me lembro desses grupos protestando contra do mensalão do PT.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lula e os mensalões

Notícia de hoje: Lula diz que suposto (suposto???) esquema de corrupção no D.F. é "deplorável".

Muito bem, Sr. Presidente, concordo 100%. Uau! É a segunda vez que concordamos esta semana: recorde histórico!

Pena que o mesmo peso e a mesma medida não tenham sido aplicados ao mensalão do PT. Esse também foi deplorável e nós não esquecemos disso, não, Sr. Presidente.

Mensalão do Arruda

Frases ditas pelo governador Arruda (D.F.) e gravadas pelo seu assessor/delator José Geraldo:

  • "[Como está] a despesa mensal com político?"
  • "Benedito [Domingos] está pegando com quem?"
  • "Se ele não vai pegar com o Domingos [Lamoglia], vai pegar com quem?"
  • Assessor: "O Belinaldo [Pontes] pega trinta e trinta". Arruda: "Não!" Assessor: "Pois é, tá alto demais." Arruda: "Não! Meu Deus!"
  • Arruda: "E o Benedito Domingos?" Assessor: "O Benedito me parece que é o mais alto, bem mais alto." Arruda: "Não, é trinta!"
E ainda tem a cara-de-pau de dizer que foi armação pra cima dele! Seria melhor ele ter realizado a ameaça que tinha feito ao assessor: "Se você for divulgar isso [as gravações] me avisa antes para eu poder dar um tiro na cabeça".

Em países civilizados como Japão, Alemanha e alguns países nórdicos é justamente isso que acontece. Pena que os políticos corruptos brasileiros não sejam machos o suficiente.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Essa é boa!

Sobre o caso de corrupção escancarada no governo Arruda, no D.F., Lula declarou hoje que "as imagens não falam por si".

Lula é, de fato, um sujeito esperto e sabe usar as palavras, por isso somos obrigados a concordar com ele.

Na verdade, as imagens mostram por si.

Isso sim, é democracia

Saiu no blog do Claudio Humberto:


População de Brasília hostiliza os corruptos
Estrelas dos vídeos da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, os deputados distritais Junior Brunelli e Leonardo Prudente foram almoçar ontem em um restaurante chinês, na 103 Sul, em Brasília. Clientes começaram a xingá-los até que o clima ficou tão ruim que tiveram de ir embora. Prudente é o presidente da Câmara, que encheu as meias de dinheiro e Brunelli foi quem ‘orou’ pelo bem de Durval Barbosa, delator do esquema.


Precisamos mais disso no Brasil: a hostilização dos políticos corruptos e sem-vergonha. Só assim vamos melhorar. Parabéns aos brasilienses presentes ao restaurante.

Governo brasileiro é a favor da democracia! Quem diria...

O governo brasileiro já percebeu que vai ficar isolado em sua posição de não-reconhecimento das eleições de Honduras, por isso o ministro Marco Aurélio Top-top Garcia já começou a preparar o caminho para uma mudança de posição.


“Se o presidente eleito [de Honduras] fizer gestos que nos conduzam a uma solução democrática, o Brasil pode avaliar [uma mudança de posição], mas têm de ser gestos poderosos para compensar as eleições ilegítimas”


A frase não tem um mínimo de lógica, afinal se as eleições foram realmente ilegítimas, o Brasil jamais deveria referendá-las pois isso seria um atentado à democracia. Mas segundo me parece, nosso governo tem certo gosto por aceitar eleições ilegítimas. Veja o caso do Irã, por exemplo: o Brasil reconheceu a eleição do atômico Ahmadinejad antes mesmo dos Aiatolás. E todo mundo sabe que a eleição lá foi fraudada. Até os Aiatolás confirmaram isso!


Mas o que mais me chamou a atenção, foi a insistência em que haja uma solução democrática. Já que a democracia em outros países é tão importante para o governo PTista, porque não lutam pela democracia em Cuba? Ou na Venezuela?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Eleições em Honduras

Ao contrário do que gostariam o ex-presidente Zelaya e outras nações esquerdistas, inclusive o Brasil, o povo hondurenho compareceu em massa às eleições deste domingo 28/11.

A participação passou de 61% dos eleitores, quando na última eleição (em que Zelaya foi eleito) foi perto de 50%. Notem que em Honduras o voto é um direito (vota quem quer) e não um dever, como no Brasil. Então os números mostram que o povo fez questão de ir votar e decidir na urna quem eles querem na presidência.

Países como Brasil, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Nicarágua, que tem "extrema" importância na vida de Honduras, consideram que tem o direito de achar inconstitucional uma deposição realizada de acordo com as leis hondurenhas e foi referendada pelo Congresso, Advocacia Geral da União e Suprema Corte, declararam que não vão reconhecer o resultado das eleições.

Isso porque ganhou o candidato de oposição a Zelaya. Mas pergunto: e se o eleito fosse o candidato apoiado por Zelaya e os bolivarianos internacionais? Também não aceitariam o resultado?

sábado, 28 de novembro de 2009

Um filme para quem gosta de Beatles

Across the Universe - este é um filme que não teve divulgação comercial no Brasil. Fiquei sabendo através do blog Viagem e Cinema do meu amigo Paulo Mauá.

Como gosto de Beatles, fiquei curioso e fui procurar na locadora. Encontrei-o na seção de files cult, um bom sinal. A moça da locadora disse que o filme é bastante procurado, outro bom sinal: propaganda boca-a-boca.

Assisti junto com meu filho, que tem gosto musical parecido com o meu, e nos deliciamos em 133 minutos de uma história bem montada com base em uma sequência de músicas dos Beatles. É um musical sobre o romance entre Jude e Lucy, passa-se nos anos 60 e tem como pano de fundo os protestos nos Estados Unidos contra a guerra do Vietnã.

Além do nome dos protagonistas, tem ainda outros personagens saídos da discografia dos Beatles: Maxwell, Sadie, Jo-Jo, Prudence e Dr. Robert.

São mais de 30 músicas ao longo do filme. Dentre todos os arranjos, me surpreendeu e emocionou o de Let it Be, cantado em Gospel.

Ao longo do filme, há também referências indiretas a outras músicas dos Beatles, eu peguei When I'm 64 e She Came Through the Bathroom Window. Aposto que tem outras.

No meu ver também se destacam a Direção de Arte, Coreografia e Edição. Conta com participação especial de Bono, Joe Cocker e Salma Hayek.

Se você gosta de Beatles, não deixe de ver. Tenho certeza que vai gostar.

domingo, 22 de novembro de 2009

O tamanho da Ficha Suja

Leia o post abaixo antes deste.


Segundo relatório da Transparência Brasil de janeiro de 2008, este é o cenário atual dos políticos brasileiros:


Dos 513 deputados federais, 163, praticamente um terço, têm ocorrências na Justiça ou em Tribunais de Contas.


Dos senadores, são 30 dos 81 com ocorrências, um pouco mais de um terço.


Também cerca de um terço dos deputados estaduais estão nessa situação. São 363 do total de 1059 nas 27 Assembléias Legislativas estaduais.


Pelo estudo da TB, verifica-se que não há um tendência partidária, ou seja, todos os partidos têm políticos com ocorrência em proporções semelhantes.


Um fato a ser considerado é que nem todos os Tribunais divulgam informações sobre os processos, além do que, há os processos que devem seguir em segredo de Justiça, portanto os números reais devem ser um pouco maiores.


De qualquer forma, os Ficha Limpa ainda parecem ser maioria, de modo que se não fosse pelo corporativismo, a lei poderia ser aprovada sem grandes dificuldades se os Ficha Limpa se preocupassem com o Brasil e ouvissem o desejo da sociedade.


Ou se você passar a votar somente em Ficha Limpa, e divulgar esta idéia a todos à sua volta.

Políticos ficha-suja

Dia 21/09/09 já falei sobre este assunto, mas tem notícia nova.


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (www.mcce.org.br) se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para pressionar que o Projeto de Lei Ficha Limpa seja colocado em votação.


Uma proposta foi entregue há dois meses à Câmara acompanhada de 1,3 milhão de assinaturas de apoio. A proposta do MCCE foi anexada a um projeto sobre o assunto que tramita na Câmara há mais de 20 anos. Isso mesmo, mais de 20 anos e ainda não foi votado!


A proposta do MCCE proíbe a candidatura de pessoas que tenham sido condenadas em primeira instância, ou que tenham denúncia recebida por um tribunal por crimes de racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas, impede ainda que parlamentares que renunciaram ao cargo para escapar de processo por quebra de decoro possam disputar eleições.


Bom, é claro que se isso chegar a ir a votação e passar, não vai ser sem alterações que vão aliviar a vida de uma boa parte dos políticos que aí estão, mas de qualquer forma se algumas dessas restrições passarem já é um começo de limpeza na política brasileira.


E qualquer progresso nesse sentido será bem-vindo.

sábado, 21 de novembro de 2009

O Apagão de Serra

Depois do acidente nas obras do Rodoanel de São Paulo em que 3 vigas de concreto de 85 toneladas caíram sobre a Régis Bittencourt atingindo 2 carros e um caminhão, deu curto-circuito nas linhas de transmissão do governador José Serra e foi o maior apagão. 


Depois de uma breve entrevista na madrugada após acidente o governador desapareceu, tomou chá-de-sumiço, escafedeu-se, deu blecaute. Nada mais de entrevistas.


O mais curioso foi que na véspera do acidente, dia 12, durante o encontro que teve com o presidente de Israel, Shimon Peres, um dos integrantes do CQC, sempre fazendo graça, perguntou ao governador "porque ele não aproveitava a visita do israelense para aprender a ser mais mão-fechada e economizar nas obras públicas como do Rodoanel, por exemplo".


A resposta de Serra foi "já estamos economizando bastante". Estão mesmo! Pôde-se comprovar no dia seguinte.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

E a PetroSal vai caminhando

Em post do dia 27/09/09 eu já havia comentado que enquanto todo mundo só queria saber do Zelaya, o projeto da PetroSal caminhava tranquilamente no escurinho do Congresso.


Hoje anuncia-se que o primeiro dos quatro projetos de lei preparados pelo Executivo foi aprovado na Câmara por 250 votos a 67, com pequenas alterações, algumas importantes como a obrigatoriedade de auditoria externa, mas que em nada mexem na estrutura da lei. Agora vai ao Senado.


Assim como eu havia avaliado, o líder do PSDB José Anibal declarou que "Ela (a PetroSal) é de uma irrelevância total. Será só um cabide de empregos".


Já Ronaldo Caiado, líder do DEM, disse que "Bastaria criar uma diretoria na ANP". Acha que serão contratadas "pessoas sem preparo nem competência". Disse que a nova empresa vai se converter em instrumento de "partidarização do Estado", a serviço da presidenciável de Lula, Dilma Rousseff. Concordo plenamente.


Enquanto isso, nós, que vamos pagar as contas perdulárias do governo, tão preocupados em equilibrar o orçamento e descobrir como cobrir o cheque especial, vamos deixando tudo acontecer na maior tranquilidade sem tomar atitude.


Nessas horas dá inveja dos argentinos. Eles podem não saber escolher presidentes, assim como nós, mas pelo menos vão para a rua protestar quando a coisa vai mal. Saludos a los hermanos del sur!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Resultado da Petrobrás

Hoje foi anunciado que a Petrobrás registrou o segundo maior lucro líquido entre as 25 maiores empresas de capital aberto do continente americano (sem considerar as companhias canadenses). O resultado do terceiro trimestre ficou em R$ 7,303 bilhões.


Em post de 13/05/08 eu já havia comentado assunto, mas vou comentar de novo.


É um absurdo que uma empresa monopolista de controle estatal tenha lucro desse porte enquanto que nós, os usuários, tenhamos que pagar uma das gasolinas mais caras do mundo.


Pagamos aproximadamente 2,2 vezes o que pagam os americanos! E não se esqueça que o Brasil é "auto-suficiente", enquanto que os Estados Unidos é o maior importador de petróleo do mundo.


Por isso repiso o que já havia dito no post do ano passado: trata-se de pura e simples concentração de renda promovida pelo governo "socialista" do Lula. O Brasil inteiro paga um preço muito mais alto do que poderia ser e o lucro é distribuído para quem? Para acionistas.


Então veja como dinheiro dá voltas: um dos grandes acionistas da Petrobrás é quem? O Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás. E o que o Petros faz com os dividendos? Aplica aonde o Governo Federal quer, já que é comandado por sindicalistas ligados ao PT, como por exemplo na "reestatização" da Oi.


Então fica a pergunta: você que pagou caro a gasolina para que o Petros pudesse comprar a Oi, ganhou alguma coisa com isso? Ficou feliz?

domingo, 15 de novembro de 2009

Apagões, apagões e mais apagões...


Se você achou que o apagão do dia 10 foi ruim, prepare-se porque vem mais por aí. Veja notícia veiculada hoje pela Folha de São Paulo:


O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável por controlar a operação e a transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, registrou neste ano um aumento de 29% no número de apagões de grandes proporções em relação a 2008, de acordo com reportagem de Matheus Maguenta e Rodrigo Vargas.


A própria ministra Dilma declarou que o Brasil não está livre de sofrer novos blecautes.
Um levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE afirma que 70% dos desligamentos são causados por descargas elétricas. Porém para tornar o sistema elétrico menos exposto a situações imprevisíveis, como raios e falhas humanas, investimentos são necessários, afirmam especialistas. Ou seja, não é um problema incontornável e que está somente na mão de Deus, como quer o ministro Lobão.


Outra notícia dá conta que a este ano a Eletrobrás investiu, até o final de Setembro, apenas 48% da verba do orçamento de 2009 para geração e transmissão. Ou seja, não estão fazendo o que devia ser feito para diminuir os problemas, o que claramente explica o aumento de apagões.


Por isso mantenha velas e lanternas a postos que a temporada de chuvas está apenas começando.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O problema da poluição é o mundo ser redondo


Fala memorável de Lula:


“Então, essa questão do clima é delicada por quê? Porque o mundo é redondo. Se o mundo fosse quadrado ou retangular, e a gente soubesse que o nosso território está a 14 mil quilômetros de distância dos centros mais poluidores, ótimo, vai ficar só lá. Mas, como o mundo gira, e a gente também passa lá embaixo onde está mais poluído, a responsabilidade é de todos”.


Dispensa explicações, certo?


Blecaute, apagão ou incidente energético?


Dilma diz que foi blecaute e não apagão.


Alguém sabe a diferença? Blecaute, segundo o Aurélio, significa escurecimento completo. Apagão não está no dicionário, mas pode-se inferir que seja um grande apagar, que o Aurélio define como extinguir a luz. Ou seja, são sinônimos. Então porque a discussão se é blecaute ou apagão? A experiência mostra que quando político começa a explicar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, é porque está querendo esconder algo muito ruim.


Edison Lobão diz que é caso encerrado, coisa superada. Lula disse que foi incidente energético, Tarso Genro classificou como microincidente.


Em pleno blecaute o ministro Lobão já informava ao Brasil (aquela pequena parcela que tinha energia para ver televisão) que tudo tinha sido causado por chuvas, ventos e raios, de modo que já na manhã seguinte podia afirmar com tranquilidade: caso encerrado, coisa do passado.


Agora veja bem, mais de 48 horas após o apagão (ou seria incidente energético?) não há um único relatório técnico emitido por qualquer órgão ou instituto técnico especificando ou ao menos sugerindo a provável causa do incidente energético (ou seria microincidente?), pelo contrário, o INPE afirma que no momento do microincidente (ou seria blecaute?) os raios caíam a 2 Km de uma das linhas de transmissão e a 10 Km de outra, e com intensidade de 20 kA, e que para desativar uma linha como a de Itaipú seria necessário um raio de pelo menos 100 kA diretamente sobre a linha.


Ou seja, nenhum técnico entendido no assunto se arrisca a dar a causa do apagão, mas os políticos governistas já sabem a causa: raios. Raios que os partam!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lula é a Rainha da Inglaterra


Em 08/04/2008 eu escrevi artigo intitulado "Lula não é a rainha da Inglaterra". Mudei de idéia. Vamos aos fatos.


Lula e comitiva, incluindo Dilma, foram fazer "vistoria" (entre aspas porque foram mesmo é fazer campanha eleitoral disfarçada) nas obras de transposição do Rio São Francisco. Veja o que rolou:

Ao contrário do que insinuara o marketing oficial, a ousadia não custou ao presidente a perda do apuro que vem junto com o cargo. Antes da comitiva oficial, chegaram à obra o requinte e a sofisticação. Deve-se o relato à equipe de reportagem do 'Diário de Pernambuco'.


Para cuidar da comida, importou-se do Recife o bufê de um bistrô francês, o La Cuisine. Incluiu bebidas e canapés. Os alimentos foram preparados por um time de nove cozinheiros e servidos por uma equipe de duas dezenas de garçons.


Improvisou-se o “quarto” de Lula no escritório do engenheiro-chefe da obra. Coisa fina. Tapete azul, televisão, frigobar, banheiro privativo e cama ‘king size’. Do lado de fora, o alojamento presidencial foi adornado com tapumes de fibra e painéis de lona. Para separar os sapatos do solo, brita. Muita brita.

Então, é ou não é a própria rainha da Inglaterra? O metalúrgico não pode dormir em alojamento comum. Nem por uma noite! E tem que comer comida francesa. Retirante brasileiro é mesmo UM LUXO, não?!

domingo, 27 de setembro de 2009

Chega de falar de Honduras, vamos ao que interessa


Dá licença?


Eu acho que toda essa discussão sobre a atuação de Lula e Amorim no caso de Honduras está servindo a um objetivo que ninguém notou. Isso é um bode que o Lula colocou na nossa sala e enquanto toda a imprensa e as "zelites" ficam discutindo o assunto, lá nos fundos, no escurinho da edícula (também conhecida como Congresso Nacional), o Lula está arrochando a PetroSal no fiofó do Brasil.


É claro que a emenda saiu melhor que o soneto, já que até agora Honduras foi o único país que notou que o Brasil está interferindo de forma ilegal em seus assuntos internos. Ou seja, de quebra, o Lula tá dando um show pra platéia nacional e internacional, que está aplaudindo embasbacada.
Nesse caso de Honduras, ou alguém processa o Lula por crime de responsabilidade ou esquece…


Já a PetroSal, esse é o assunto que realmente interessa ao Brasil neste momento e que foi simplesmente esquecido pela imprensa. Se for realmente criada nos moldes definidos pelo governo, nunca antes na história deste país se verá uma estatal gerar tanta corrupção, doações de campanha voluntárias e involuntárias, legais e ilegais. Ou no que vocês acham que vai dar ter um “funcionário público de confiança” tomando conta de uma empresa privada?


Enfim, será que dá pra deixar os coitados dos hondurenhos cuidarem de seus problemas e focar no que interessa a nós?

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Precisamos limpar o Congresso para limpar o país


Temos que nos conscientizar que os políticos legislam em causa própria e que a classe política está tão infiltrada de maus elementos que parece impossível que uma reforma política moralizadora venha a ser aprovada.


Na semana passada assitimos a mais um episódio de ligeireza no Legislativo quando o assunto é caro aos próprios políticos: em menos de vinte e quatro horas a “reforma política” saiu do Senado, voltou à Câmara e foi aprovada com a exclusão (alguém tinha dúvidas?) da clausula que impedia os “ficha-sujas” de serem elegíveis.


Acredito que, mais do que nunca, o país passa por um momento político em que é preciso a manifestação ativa da sociedade esclarecida para ajudar a expurgar da classe política aqueles que não representam o povo honesto e trabalhador.


Após o fim da ditadura, a imprensa muito se fortaleceu e, graças a sua corrente investigativa, a quantidade de denúncias de corrupção e de negociatas aumentou tremendamente nos últimos anos, porém isso de pouco vai adiantar se a sociedade não fizer a sua parte, filtrando os maus políticos, excluíndo-os da política pela simples falta de votos.


No entanto a inelegibilidade dos "ficha-sujas" não precisa estar necessariamente na lei, ela pode ser praticada pela sociedade, que tem a prerrogativa de escolher seus representantes, por isso é tão importante a participação ativa dos esclarecidos na divulgação dos "fichas-sujas" e, mais importante ainda, no esclarecimento à população da importância de não dar-lhes votos.


Em 2010 teremos eleições para o Congresso: convoco a todos a trabalharem ativamente para divulgar as listas de "fichas-sujas" e a fazer campanha contra sua eleição. Quem sabe já na próxima legislatura teremos a possibilidade de aprovar leis moralizadoras. 


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lula é extremamente imbecil e ignorante!


Antes que alguém resolva me processar ou caluniar, vamos deixar claro que essa é a própria avaliação de Lula. Vejamos:


Nestes dias Lula apresentou a tese de quem acha que o Bolsa-família é esmola, é assistencialista, é demagogo, e deixa as pessoas preguiçosas é extremamente imbecil e ignorante.


No entanto, até o ano de 2002 era o próprio Lula que achava que programas como o Bolsa-escola, Bolsa-alimentação e Auxílio-gás (que em 2003 Lula aglutinou e criou o Bolsa-familia) eram assistencialistas, deixavam as pessoas preguiçosas e só serviam para despolitizar o processo democrático. 


Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8

E leia um outro discurso de Lula na mesma época:


"Eu, um dia desses, estava em Cabedelo, na Paraíba, e tinha um encontro com os trabalhadores rurais, Manoel Serra [presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura], e um deles falava assim para mim: “Lula, sabe o que está acontecendo aqui, na nossa região? O povo está acostumado a receber muita coisa de favor. Antigamente, quando chovia, o povo logo corria para plantar o seu feijão, o seu milho, a sua macaxeira, porque ele sabia que ia colher, alguns meses depois. E, agora, tem gente que já não quer mais isso porque fica esperando o vale-isso, o vale-aquilo, as coisas que o Governo criou para dar para as pessoas.” 
Acho que isso não contribui com as reformas estruturais que o Brasil precisa ter para que as pessoas possam viver condignamente, às custas do seu trabalho. Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer às custas do seu trabalho, às custas daquilo que produziu, às custas daquilo que plantou. Isso é o que dá dignidade. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais.”


Então, na minha matemática 2 + 2 = 4.


O PT cada vez mais refém do PMDB (2)


Mais duas comprovações de que a coisa descambou de vez. Quem manda no Brasil é o PMDB e pronto:

Folha Online - 26/08/2009 - 20h34 - Após rebelião na Câmara, governo libera R$ 1 bilhão a deputados
Pressionado pelas bancadas do PMDB, PR e PP, que comandavam uma rebelião na Câmara, o governo anunciou nesta quarta-feira a liberação de R$ 1 bilhão em setembro para o pagamento das chamadas emendas individuais apresentadas pelos parlamentares ao Orçamento de 2009.


O Estado de São Paulo - 27/08/09 - Pressão do PMDB faz Lula ceder a Estados no pré-sal
Por pressão dos governadores dos Estados produtores de petróleo e das lideranças do PMDB, o governo sinalizou ontem que a regulamentação do pré-sal, a ser enviada na próxima segunda ao Congresso, vai propor uma regra para rateio dos royalties. Os governadores Sérgio Cabral (RJ) e Paulo Hartung (ES), ambos do PMDB, exigiram que os Estados produtores fiquem com 40% do dinheiro arrecadado, e o restante seria distribuído aos demais Estados. No ano passado, os Estados e municípios produtores receberam R$ 12,8 bilhões em royalties. O presidente Lula queria adiar a discussão sobre essa participação, por ser politicamente explosiva, mas a possibilidade de desagradar ao PMDB, partido que o Planalto corteja como aliado para a eleição de 2010, o fez recuar.
Então ficamos assim: o PMDB vai dando as cartas e a gente vai registrando aqui.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Suplicy pensa que somos todos palhaços


Curiosa a atitude do Senador Suplicy mostrando cartão vermelho ao colega Sarney ontem (25/08).


Se suas intenções fossem sérias, porque não assinou o requerimento para desarquivamento das denúncias? Porque não trabalhou para convencer seus colegas de partido a votarem pelo desarquivamento? Porque não tentou convencer seu amigo Lula que o desarquivamento era importante? Porque não zelou pelo seu partido, pela sua biografia e pelo Senado antes do jogo ser jogado?


Agora, Senador Suplicy, é tarde demais. A moral do PT foi jogada na lama orgânica (se é que me entende), o Senado continua cavando o fundo do poço, e sua biografia não tem mais jeito. Assim como o Sr. nada fez quando eclodiu o mensalão, nada fez no caso Sarney. Não adianta querer dar cartão vermelho depois de terminado o jogo. A regra não permite. E a torcida sabe disso.


Lembre-se, Senador, que sua última eleição foi por um triz. A próxima pode não acontecer. Afinal, não somos todos palhaços como querem crer os políticos aboletados em Brasília. Não todos.

O PT cada vez mais refém do PMDB


Por Denise Madueño, no Estadão:
Depois de enterrar as 11 representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética, exigindo os votos dos três senadores petistas, e de cobrar o apoio do Planalto e do PT aos candidatos peemedebistas nos Estados para, em troca, ficar ao lado da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o PMDB aumentou ontem a pressão sobre o governo. O partido lidera agora a ofensiva para que a equipe econômica libere logo o dinheiro das emendas dos parlamentares previsto no Orçamento deste ano.



O partido conduziu ontem a obstrução das votações na Câmara e anunciou a disposição de manter a paralisação até que o governo apresente o cronograma de liberação das emendas, com as datas de desembolso do dinheiro para as obras nos municípios que são base eleitoral dos deputados. “Não pode a área econômica ficar se fazendo de surda e muda. Se é assim, aqui nós ficamos surdos e mudos também”, afirmou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN).


Começa assim a se concretizar minha previsão nro 1 do post abaixo...


sábado, 22 de agosto de 2009

O PT e o fisiologismo


A grande notícia de hoje é a revelação de que Lula mandou os Senadores do PT votarem a favor do arquivamento das denúncias contra Sarney para evitar que o PMDB deixasse de apoiar Dilma Rousseff para a presidência.


Algumas previsões que eu faço com base nessa notícia:
  1.  Teremos mais de uma ano pela frente em que o PT será escravizado pelo PMDB com base nessa ameaça. Será um péssimo ano. O PMDB vai deitar e rolar e o país é que vai pagar o pato.
  2. O PT está se tornando tão fisiologista quanto o PMDB. Vale tudo para se manter no governo.
  3. O PT está ficando tão fisiologista que se perder a eleição presidencial para o PSDB, seu grande inimigo, aposto que vai correndo se oferecer a ser base de sustentação em troca de cargos. E é capaz de chegar antes do PMDB!
  4. Aquele PT em que você votou (o da ética e das reformas) morreu de vez. Devia mudar o nome para PL: Partido do Lula. Manda o Lula, obedece quem tem juízo. E quer cargos. Pena que PL já esteja em uso.