quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mais um ano se foi

31 de dezembro. Mais um ano se foi. Escorreu pelos dedos. Nem vi passar.

O que fizemos? O que plantamos? O que colhemos? Qual o saldo?

O que marcou o ano? A morte de Michael Jackson? Devíamos celebrar a vida e não adorar os mortos.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos? Ainda não fez nada de relevante além de discursos.

A crise econômica mundial? O mundo não acabou como se previa. E nem de longe pareceu tão drástica quanto a crise de 1929, humanitariamente falando, não em termos de valor econômico.

Os escândalos dos políticos brasileiros? O dinheiro na meia? Na bolsa? Na cueca? No panetone? A oração a Deus pela propina recebida? Agora a tecnologia nos mostra em cores berrantes a mazela nacional. O que aconteceu? Mudaremos de atitude? Lembraremos disso nas eleições? Faremos melhores escolhas? Ou a pizza foi pro forno? A Justiça tarda e falha?

Mais que um ano, acabou uma década! Entramos amanhã nos anos 10. Como serão lembrados? Os anos 10 do século passado são os da Primeira Guerra Mundial, ou a Grande Guerra, como foi chamada antes de se saber que uma maior ainda viria em breve.

O que a humanidade aprendeu? Evoluímos?

Para você, um 2010 com paz, saúde e sabedoria. Obrigado pelas visitas ao blog.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dilma dá bola-fora em Copenhague

É claro que ela não quis dizer isso, mas que foi engraçado, foi.

"O meio-ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável. E isso significa que é uma ameaça pro futuro do nosso planeta e dos nossos países."

O pior é que ela estava lendo!

Não viu a cena? Clique aqui para ver no YouTube.

Mas... o que será que ela quis dizer, mesmo?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lula doa U$ 1,2 bilhão do nosso dinheiro para a Bolívia

Notícia de hoje: por pressão direta do governo federal, a Petrobrás vai assinar um aditivo de contrato com a Bolívia aumentando o preço do gás natural lá produzido.

Isso renderá um acréscimo de pelo menos U$ 1,2 bilhão nos rendimentos da Bolívia até 2019, com validade retroativa a 2007, que foi quando a Bolívia invadiu usinas da Petrobrás com seu exército e fez brasileiros reféns, acabando por nacionalizar as usinas (pagas com nosso dinheiro), mas sem qualquer reação do nosso (des)governo.

Quem vai pagar mais essa conta? Você e eu, claro. Os otários, como diz o Arnaldo Jabor.

Merda!

Uuuii! O presidente falou palavrão!!!

Lula disse "merda" em recente discurso e ainda vaticinou: "a mídia vai cair de pau porque o presidente falou palavrão".

Pelo que eu vi, a imprensa não deu muita bola.

Também! Lula fala merda desde os anos 80! Já estamos acostumados...

Você acredita nos motivos oficiais?

Notícia de hoje diz que DVD do filme "Lula, o filho do Brasil" será lançado em maio (aposto que dia 1o) a preços entre 10 e 12 reais (filmes bons são lançados a R$ 45, no mínimo).

Luiz Carlos Barreto, produtor do filme, diz que o preço será bem abaixo do mercado como uma forma de combater a pirataria. Essa é a explicação oficial.

Eu digo que o que se quer é aumentar ao máximo o número de pessoas que vejam o filme (se possível muitas vezes), do mesmo modo que vão subsidiar o ingresso do cinema através das centrais sindicais.

Objetivo: entrar para a história como o filme mais visto do cinema brasileiro (por muitos anos vindouros).

Motivo: inflar o ego de Lula (até explodir, espero) e transformá-lo num semi-deus brasileiro que então caminhará flutuando sobre as massas em estado de graça, e será finalmente entronizado na tão sonhada cadeira no Conselho Permanente de Segurança da ONU, por aclamação popular mundial (já que os países que contam estão se lixando pra ele).

sábado, 12 de dezembro de 2009

Lula, o filho do Brasil - o filme

A realização e o lançamento desse filme justamente em ano da eleição do sucessor de Lula tem gerado muita polêmica e acaloradas discussões sobre se é ou se não é uma peça de propaganda eleitoral. Não vou entrar nessa discussão porque acho difícil provar que sim ou que não.

O fato de que o filme mistifica o homem Lula também é um fato que não deveria entrar na discussão, pois isso é bastante comum no cinema, principalmente em Holywood. Poderíamos citar uma infinidade de casos similares.

Mas um aspecto que foi pouco ou nada explorado pela imprensa e que eu considero extremamente relevante nesta discussão é que a produção desse filme, da forma como foi feita, foi totalmente anti-ética e isso creio que é indiscutível. Vamos aos fatos:
  1. O filme foi patrocinado 18 por empresas, sendo que a maioria delas ou tem participação acionária do Governo Federal e de fundos de pensão estatais, caso da Neoenergia e da CPFL, ou que receberam volumosos financiamentos do BNDES, caso AmBev, EBX e Grendene, ou que tem contratos de fornecimento com o governo, como a Wolkswagen, ou então são empreiteiras com obras do PAC;
  2. Os casos que mais chamam a atenção são as empreiteiras que não tem nenhuma tradição em financiar filmes. São 4: Camargo Correa, GDF Suez, OAS e Odebrecht;
  3. Note que não houve financiamento através da lei Rouanet, ou seja, o financiamento foi feito na base da boa vontade e expectativa de retorno financeiro da boca da bilheteria, o que é extremamente incomum no mercado cinematográfico brasileiro;
  4. Nunca antes na história deste país foi feito um filme com produção tão cara: cerca de 12 milhões de reais;
  5. Também está tendo a mais cara campanha de divulgação da história.
A questão a ser perguntar é: se o presidente não fosse mais o Lula, mas tivéssemos um presidente de um partido de oposição ao PT, como PSDB ou DEM, por exemplo, teriam essas empresas financiado esse filme nas mesmas condições?

Se a resposta for sim, tudo bem, mas se for não, então foi anti-ético. Para mim a resposta é não.

Por isso, mais uma vez o que estamos vendo é a falta de ética reinante entre os políticos. Se Lula tivesse toda a ética que ele diz que tem, se teria feito essa pergunta e, se como eu, achasse que a resposta seria não, teria impedido que o filme fosse feito neste momento. Além do mais, se o patrocínio acontecesse como aconteceu após a saída dele do poder, tudo seria muito mais legítimo.

Mas Lula, como a maioria dos políticos, não é ético, é apenas oportunista.

E é apenas UM filho do Brasil e não O filho do Brasil, porque o Brasil tem muito mais (e melhores) filhos que ele.

Uma dama da noite chamada Brasil

Me contaram de uma prostituta de nome Brasil. Se não é invenção, acho que a história, no mínimo, foi aumentada com o passar de boca em boca. Quem conta um conto aumenta um ponto, dizia minha avó.

Disseram que essa "senhora" tinha vários cafetões. Difícil de ser verdade, a não ser que fosse um de cada vez, mas não foi assim que me contaram, então vamos lá.

Um cafetão era político, só queria saber de tirar-lhe o máximo de dinheiro possível. Viajava, ia aos melhores restaurantes, pagava suas despesas, mas nunca lhe dava nada de bom em troca. Mas ela sabia que era amada por ele, pois ele sempre lhe fazia amor com muito fervor, e depois lhe tirava dinheiro. E também lhe batia quando ela merecia. Ah, e fazia-lhe discursos tão empolgantes sobre como o futuro seria bom, como ele resolveria todos seus problemas após a próxima eleição! E quando ele viajava, então!, ela soube que ele sempre falava muito bem dela, de como a amava, de como jamais a deixaria. Como ela poderia deixar de dar-lhe seu dinheiro? E seu voto também.

Outro cafetão era empresário. Não era exatamente um cafetão pois na realidade usufruía e não pagava, mas veja se não é o mesmo que ser um cafetão. Ele sempre dava um jeito de escapar sem pagar, mas voltava sempre com promessas de que pagaria todos os atrasados e então propunha parcelar os débitos. Ele dizia que tinha que dividir em muitas parcelas porque a vida estava difícil e a empresa não dava lucro e talvez ele até tivesse que demitir alguns funcionários para poder pagar os atrasados e etc. Ela fica com pena dos que poderiam perder o emprego, das crianças que ficariam sem leite, e acabava aceitando o parcelamento. Ele então pagava a primeira parcela, usufruía novamente de seu crédito renovado e desaparecia sem pagar o resto. Depois começava tudo de novo. Mas como ela poderia negar-lhe a volta se ele era tão importante? Afinal ele era empresário, gerava empregos. Brasil dependia dele.

Um terceiro cafetão era um sem-terra. Assim como o empresário, não lhe tirava dinheiro diretamente, mas é como se fosse. Ele sempre chegava esfarrapado e sujo em sua casa, que ela tinha suado muito para ter. Não era pequena nem suja como você pode estar imaginando, mas grande, confortável e bem equipada, que ela era uma dama em pleno desenvolvimento. Ele ia entrando sem pedir licença, na maior sem-cerimônia. Abria a geladeira, comia, tomava cerveja, deitava no sofá, assistia sua televisão que era grande e moderna. Muitas vezes trazia companheiros. Quando ela chegava, já exausta, ele sempre lhe explicava que a propriedade privada era uma aberração inventada pelos capitalistas, que a justiça só poderia ser feita quando a propriedade fosse coletiva e tudo fosse de todos. Veja como tudo é melhor em Cuba, veja como o povo era feliz na União Soviética antes ser destruída pelo capitalismo. Ela não via, mas acreditava nele. Ele era tão sincero em suas palavras e na sua sede por igualdade para todos os excluídos que ela sempre fazia contribuições para o movimento. E quando ele e sua turma iam embora sua casa estava uma bagunça, mas antes de ir ele lhe plantava a mandioca e ela gostava porque era com amor. Por essas e outras também foi considerado um cafetão.

Tinha o Empreiterio. Construiu sua casa do jeitinho que ela quis, mas ficou super caro. Apresentou um orçamento inicial bastante razoável e bem mais baixo que outros construtores, mas mal começou a obra e já disse que precisava rever os valores unitários, porque o salário dos pedreiros ia subir e o cimento havia subido, e também o ferro. E assim foi o tempo todo, sempre precisando de mais e mais dinheiro para concluir a obra. Mas finalmente um dia sua casa ficou pronta. Com atraso, mas ficou. Do jeitinho que ela quis. E ela pode se livrar do Empreiteiro que por dois anos lhe sugou muito dinheiro. Foi uma alegria só. Fez festa, convidou as companheiras e os amigos. Ainda bem que ela teve o Estrangeiro para conseguir o dinheiro ao longo da obra, por que se não teria demorado ainda mais para terminar.

O Estrangeiro. Ele era assim conhecido porque, bem, simplesmente porque ele era estrangeiro, ora. Ele era da Eslováquia, onde quer que isso fosse, porque ela não sabia. Ele vivia de emprestar dinheiro a juros para ela e outras prostitutas - é ou não é uma forma de cafetinagem? Foi muito importante em sua vida pois emprestou-lhe quando ela não tinha crédito na praça. Começou comprando um apartamentinho no centro, depois um carro, depois construiu a casa e comprou um carro melhor. Fez também algumas viagens. O apartamentinho não vendeu e continua usando para seus programas. Pagou caro por tudo isso, e ainda paga, pois os juros do Estrangeiro não são pequenos, não, mas não teve outra opção. Sempre que ela mais precisou, os juros estavam em alta. Havia sempre uma crise internacional, sei lá, e o risco de inadimplência dela subia nessas ocasiões. Ela não entendia, porque de um jeito ou de outro ela sempre pagava, mas funcionava assim, dizia o Estrangeiro. Por outro lado ele sempre foi muito simpático, sempre com um sorriso nos lábios quando ela concordava com os termos do empréstimo, mas se ela não pagasse ele vinha buscar e era melhor ela ter como pagar porque se não... Mas ela gostava dele.

Por fim, tinha o Advogado. Sempre acabava precisando de seus serviços, ou para livrá-la da cadeia quando era pega em uma blitz, ou algum de seus clientes a metia em encrenca, ou no caso de algum acidente de transito, ou problemas com a Receita Federal, e nas questões de documentação de suas propriedades, cobranças indevidas e tantas coisas mais que ela não sabia resolver sozinha. Ele cobrava caro por seus serviços, mais do que ela, por hora de trabalho, mas ela achava justo, afinal ele havia estudado tanto e sua vida era dura e a dela, "fácil", como diziam. Mas vez ou outra ele também vinha para extravasar seus desejos, que ninguém era de ferro. E não pagava um centavo por isso, afinal, dizia ele, ela estaria sempre encrencada se não fosse por ele.

Mas acontece que a dama era muito formosa, com lindas costas banhadas pelo sol do novo mundo, no alto uma cabeleira vasta como floresta tropical, em seus seios mais amores, uma região central muito "quente" e, mais ao sul, um canyon cercado de linda mata que ainda parecia intocada, mas que na verdade há muito tempo fazia a alegria daqueles que a exploravam.

E então, quando risonha, límpida e garrida, deitada em berço esplêndido, apaixonava a todos os que tinham o prazer de conhecer as suas belezas e encantamentos. E jamais queriam deixá-la, e por ela sofriam e viviam, e seu bem almejavam, e queriam que ela se livrasse de seus cafetões para finalmente ter paz no futuro e viver da glória do passado.

E estes eram trabalhadores, comerciantes e comerciários, empresários, turistas, bancários, estudantes, advogados, médicos, juízes e todo tipo de profissionais, e até uns poucos políticos! Estes a amavam de verdade, eram quem a sustentava e quem fazia sua verdadeira riqueza.

Mas estes ela desprezava, não lhes retribuía, apenas os tolerava porque através deles podia sustentar seus verdadeiros amores - seus cafetões...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

STF abre ação penal contra Azeredo por mensalão mineiro

Por 5 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) transformou hoje o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em réu em uma ação penal pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. O tucano foi denunciado pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento com o mensalão mineiro --esquema de arrecadação ilegal de recursos durante a campanha a governador de 1998.


Ótimo! Tomara que o processo ande rápido e que ele seja devidamente punido, caso seja condenado.

Dôe meia hora da sua vida para um Brasil melhor

A ONG Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lançou uma campanha para pressionarmos os deputados federais a votarem e aprovarem a Lei Ficha Limpa (mais detalhes nos meus posts de 22/11/09).


Se você quer contribuir, vai precisar gastar uma meia hora da sua vida. Acho que vale a pena.


Vai aqui um roteiro para ficar fácil:

  1. Vá ao site http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado/form_deputado
  2. No campo "Você deseja", escolha "solicitar"
  3. No campo "Destinatário", escolha um deputado ficha-limpa - mais abaixo listo os ficha-limpa do Estado de São Paulo. Se você for de outro estado, você vai precisar verificar no seguinte site quem são os ficha-suja do seu estado: http://www.excelencias.org.br/@casa.php?pr=1. Clique em "Câmara dos Deputados/BR" para ver a lista dos ficha-suja
  4. Em "Remetente" preencha pelo menos seu nome, e-mail e Estado
  5. Em "Seu Comentário" ponha seu texto ou copie/cole minha sugestão de comentário abaixo.
  6. Digite o texto de segurança e clique em "Enviar". Você deverá ver uma tela de confirmação
  7. Clique no botão "voltar à página anterior" do seu navegador
  8. Escolha o próximo deputado
  9. Clique em "Enviar". O navegador voltará à mesma página, indicando erro no texto de segurança
  10. Digite o novo texto de segurança mostrado e clique em "Enviar". Você deverá ver a tela de confirmação
  11. Repitas os passos 7 a 10 até enviar a todos
Viu? Não é tão difícil.


Sugestão de comentário:


Prezado deputado(a), 
Tendo primeiramente confirmado que V. Exa. tem ficha limpa, como cidadão e participante ativo da vida política de nosso País quero integrar-me ao clamor dos 1.300.000 cidadãos que assinaram em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, projeto este que vai tramitar sob o nº. 518/09 na Câmara Federal, venho solicitar-lhe que V. Exa. faça a sua parte na busca de uma célere tramitação e a devida aprovação deste Projeto, que estabelece objetivamente critérios de inelegibilidade, com o intuito de moralizar o processo eleitoral e restabelecer a importância e seriedade das instituições políticas de nosso País. 
Este Projeto, fruto da mobilização popular, espelha o clamor e o anseio do Estado de São Paulo, do qual V. Exa. é representante. 
Certo de poder contar com sua nobre representação - assim cumprindo a missão para a qual V. Exa. foi eleito -, despeço-me. 
Atenciosamente,
(seu nome)


Segue a lista dos deputados ficha-limpa de São Paulo:

Aldo Rebelo
Antonio Bulhões
Arlindo Chinaglia
Arnaldo Faria de Sá
Arnaldo Jardim
Arnaldo Madeira
Bispo Gê Tenuta
Cândido Vaccarezza
Carlos Sampaio
Carlos Zarattini
Devanir Ribeiro
Dimas Ramalho
Dr. Nechar
Dr. Talmir
Dr. Ubiali
Duarte Nogueira
Edson Aparecido
Eleuses Paiva
Fernando Chiarelli
Fernando Chucre
Ivan Valente
Janete Rocha Pietá
Jilmar Tatto
João Dado
José Anibal
José C. Stangarlini
José Eduardo Cardozo
José Paulo Tóffano
Lobbe Neto
Luciana Costa
Milton Monti
Milton Vieira
Nelson Marquezelli
Paes de Lira
Paulo Teixeira
Regis de Oliveira
Ricardo Berzoini
Ricardo Tripoli
Roberto Alves
Roberto Santiago
Vanderlei Macris
Vicentinho
William Woo


PS: aposto que você não conhecia do que mais de meia-dúzia desses deputados!


Não, isso não é democrático!

Em oposição ao meu post de 1/12 "Isso sim é democracia" eu considero a invasão da Câmara do D.F. como um ato anti-democrático.

Primeiro porque houve quebra-quebra e isso constitui crime, e um erro não justifica o outro. Os manifestantes não podem protestar incorrendo em crimes, senão perdem a razão.

Depois, seria uma demonstração de civismo se fosse um ato popular, mas foi um ato realizado por organizações políticas como PSOL, a "União da Juventude Socialista" e sindicalistas, segundo relatos que li na imprensa.

Ora, sindicatos vivem de verbas repassadas pelo governo federal e muitos deles são vinculados ao PT. A tal UJS é uma ONG e como tal aposto que vive de mamar nas tetas do governo (nem perdi tempo em confirmar isso: quem mais sustentaria uma ONG dessas?). Portanto são entidades financiadas com verbas públicas que, diga-se, foram tremendamente aumentadas no governo Lula.

O PSOL, por outro lado, é um partido político e deveria demonstrar mais responsabilidade civil. Protesto, sim. Arruaça e vandalismo, não!

Assim sendo, o ato fica muito mais com cara de um oportunismo eleitoreiro que uma demonstração de civismo preocupado com a corrupção. Afinal, não me lembro desses grupos protestando contra do mensalão do PT.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lula e os mensalões

Notícia de hoje: Lula diz que suposto (suposto???) esquema de corrupção no D.F. é "deplorável".

Muito bem, Sr. Presidente, concordo 100%. Uau! É a segunda vez que concordamos esta semana: recorde histórico!

Pena que o mesmo peso e a mesma medida não tenham sido aplicados ao mensalão do PT. Esse também foi deplorável e nós não esquecemos disso, não, Sr. Presidente.

Mensalão do Arruda

Frases ditas pelo governador Arruda (D.F.) e gravadas pelo seu assessor/delator José Geraldo:

  • "[Como está] a despesa mensal com político?"
  • "Benedito [Domingos] está pegando com quem?"
  • "Se ele não vai pegar com o Domingos [Lamoglia], vai pegar com quem?"
  • Assessor: "O Belinaldo [Pontes] pega trinta e trinta". Arruda: "Não!" Assessor: "Pois é, tá alto demais." Arruda: "Não! Meu Deus!"
  • Arruda: "E o Benedito Domingos?" Assessor: "O Benedito me parece que é o mais alto, bem mais alto." Arruda: "Não, é trinta!"
E ainda tem a cara-de-pau de dizer que foi armação pra cima dele! Seria melhor ele ter realizado a ameaça que tinha feito ao assessor: "Se você for divulgar isso [as gravações] me avisa antes para eu poder dar um tiro na cabeça".

Em países civilizados como Japão, Alemanha e alguns países nórdicos é justamente isso que acontece. Pena que os políticos corruptos brasileiros não sejam machos o suficiente.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Essa é boa!

Sobre o caso de corrupção escancarada no governo Arruda, no D.F., Lula declarou hoje que "as imagens não falam por si".

Lula é, de fato, um sujeito esperto e sabe usar as palavras, por isso somos obrigados a concordar com ele.

Na verdade, as imagens mostram por si.

Isso sim, é democracia

Saiu no blog do Claudio Humberto:


População de Brasília hostiliza os corruptos
Estrelas dos vídeos da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, os deputados distritais Junior Brunelli e Leonardo Prudente foram almoçar ontem em um restaurante chinês, na 103 Sul, em Brasília. Clientes começaram a xingá-los até que o clima ficou tão ruim que tiveram de ir embora. Prudente é o presidente da Câmara, que encheu as meias de dinheiro e Brunelli foi quem ‘orou’ pelo bem de Durval Barbosa, delator do esquema.


Precisamos mais disso no Brasil: a hostilização dos políticos corruptos e sem-vergonha. Só assim vamos melhorar. Parabéns aos brasilienses presentes ao restaurante.

Governo brasileiro é a favor da democracia! Quem diria...

O governo brasileiro já percebeu que vai ficar isolado em sua posição de não-reconhecimento das eleições de Honduras, por isso o ministro Marco Aurélio Top-top Garcia já começou a preparar o caminho para uma mudança de posição.


“Se o presidente eleito [de Honduras] fizer gestos que nos conduzam a uma solução democrática, o Brasil pode avaliar [uma mudança de posição], mas têm de ser gestos poderosos para compensar as eleições ilegítimas”


A frase não tem um mínimo de lógica, afinal se as eleições foram realmente ilegítimas, o Brasil jamais deveria referendá-las pois isso seria um atentado à democracia. Mas segundo me parece, nosso governo tem certo gosto por aceitar eleições ilegítimas. Veja o caso do Irã, por exemplo: o Brasil reconheceu a eleição do atômico Ahmadinejad antes mesmo dos Aiatolás. E todo mundo sabe que a eleição lá foi fraudada. Até os Aiatolás confirmaram isso!


Mas o que mais me chamou a atenção, foi a insistência em que haja uma solução democrática. Já que a democracia em outros países é tão importante para o governo PTista, porque não lutam pela democracia em Cuba? Ou na Venezuela?