terça-feira, 13 de maio de 2008

Petrobrás


Para mim, o que o governo fez recentemente foi uma descarada transferência de dinheiro de toda a sociedade para um grupo restrito de pessoas. E eu acho que isso é ilegal, ou deveria ser.


Como todos sabem, recentemente aumentaram o preço da gasolina e do diesel. Foi assim: o governo disse que o aumento era necessário mas que reduziria os impostos sobre o comércio de combustíveis para que o aumento não chegasse ao consumidor e impactasse a inflação.


Traduzindo a operação financeira que poucos perceberam, aumenta-se a arrecadação da Petrobrás e reduz-se a arrecadação de impostos. A quem isso interessa?


Certamente não ao governo federal, já que fez tanto escândalo ao perder a CPMF, então porque abriria mão de mais arrecadação? Ou seja, só quem ganha é a própria Petrobrás, que se imaginaria, estaria em dificuldades financeiras por causa da alta do petróleo no mercado internacional, enquanto que o preço da gasolina no mercado interno está "congelado" desde 2005.


Eis que ontem é anunciado o resultado financeiro da Petrobrás no primeiro trimestre de 2008: lucro de R$ 6,9 bilhões! Isso mesmo, LUCRO! Você não leu errado, é lucro mesmo, ou seja todas as despesas pagas (inclusive o cabide de empregos) e ainda assim sobrou R$ 6,9 BILHÕES!!! No trimestre! Ou seja, repetindo o desempenho o resto do ano, resultaria num LUCRO de R$ 27,6 BILHÕES em 2008!!!!


Ora, então a gente se pergunta: se a Petrobrás tá dando lucro de R$ 27,6 BILHÕES por que precisa aumentar o preço dos combustíveis? Dava até pra abaixar, não dava não? Pergunte a quem abastece o carro e o caminhão.


Considerando um consumo aproximado de 80 bilhões de litros de combustível (gasolina, alcool e diesel) por ano no Brasil, os tais R$ 27,6 bilhões poderiam significar uma redução de R$ 0,34 por litro de combustível, deixando a Petrobrás no zero a zero. É claro que não estou defendendo que a Petrobrás não tenha lucro, mas já que quem define o preço dos combustíveis é o governo, pergunto: precisava dar tanto lucro? Porque não reduzir uns 10% no preço dos combustíveis ao invés de aumentar 10%?


Então pergunto outra vez: a quem interessa a troca "menos arrecadação de importos x mais lucro da Petrobrás"? O próprio governo federal é o maior acionista da Petrobrás então uma parte volta ao governo, mas sempre será menos que a abdicação de impostos. Então quem realmente ganha são os outros acionistas. Quem são eles? Porque o governo quer aumentar seus ganhos, retirando de toda a sociedade?

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A costela de Adão


Todo mundo sabe que a Bíblia não pode ser interpretada literalmente, que muitas passagens são simbólicas (a criação de todas as coisas em 6 dias, só para ficar em um exemplo).


Um desses simbolismos é a Costela de Adão. Segundo a Bíblia, Deus retirou uma costela de Adão para fazer a mulher. Porém sabemos que o homem não tem uma costela a menos que as mulheres, mas será que há algo que eles têm menos que elas?


Algumas engraçadinhas já vão logo dizer: inteligência. Mas não é disso que estou falando. O que eu quero dizer é: há alguma coisa faltando no homem que possa ser a "costela de Adão"?


Pois eu tive uma idéia: falta um pedaço de um cromossomo. Isso mesmo, um dos cromossomos sexuais no homem é Y e na mulher é X, ou seja, falta um pedacinho de um cromossomo, uma lasquinha, uma "costela". Não sei se essa idéia é nova, mas nunca ouvi falar.


Isso me remete a outra questão: os textos da Bíblia foram traduzidos de línguas antigas, como Aramaico, Grego e Egípcio, e tradução não é uma ciência exata porque muitas vezes há palavras que não tem correspondente exato na outra língua por isso o tradutor tem que fazer adaptações.


Um exemplo clássico, em se tratando da Bíblia, é a tradução de uma palavra que foi traduzida como "penitência" na Bíblia tradicional da Igreja Católica, porém como "arrependimento" na Bíblia de Martinho Lutero. Essa pequena diferença criou tanta confusão que deu origem à Igreja Luterana.


Por isso agora me pergunto: será que a palavra do texto original que foi traduzida como "costela" poderia ter outro significado? Certamente não cromossomo, mas alguma outra coisa que poderia remeter à ideia de cromossomo?


segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dilmagate 3 - a atuação da PF


Incrível como a Polícia Federal pode ser muito diligente quando quer e muito lenta quando lhe convém. Ou quando convém ao governo.


Já vai fazer um mês que a PF entrou na lambança do Dilmagate para apurar quem vazou o dossiê que não é dossiê. A notícia de hoje é que a PF já ouviu 2 pessoas, sim você leu certo: 2. E por isso vai solicitar prorrogação de prazo de investigação para ouvir mais pessoas.


Fato curioso: quando estourou o escândalo, foi dito que somente 8 funcionários tinham acesso aos computadores usados para elaboração do banco de dossiês, oops, de dados. Difícil questionar 8 pessoas, uh? Nesse rítimo a PF vai precisar de 4 meses de investigação. Ou talvez o tempo necessário para que se esqueça do assunto...


Falando nisso, também o inquérito administrativo aberto pela Casa Civil, que já completa um mês de investigações, está solicitando prorrogação de mais 30 dias para concluir as investigações sobre o vazamento. Incrível, não?


terça-feira, 8 de abril de 2008

Lula não é a Rainha da Inglaterra


Dizem os maldosos que o Lula pensa que é a rainha da Inglaterra. Mais um fato que comprova que a maledicência está muito errada.


Excelente coluna de André Petry na Veja desta semana, informa que a rainha publica anualmente, desde 2002, todos os gastos da família real, exceto os gastos com segurança.


Enquanto isso, nestas bandas do Atlântico sul, o recém-eleito presidente Lula editou, em 2003, uma norma reforçando que os gastos do erário com a família presidencial são sigilosos, independente do tipo de gasto, por uma questão de segurança.


Interessante o fato de que a tal norma reforça uma lei que foi editada em 1967, ou seja, em plena ditadura militar. Repetindo: uma lei foi criada pela ditadura para que o povo não pudesse saber quais os gastos da família do ditador. Lula achou pouco: melhor editar uma norma para deixar bem claro que ninguém pode meter o bedelho nos gastos da família do ditador. Ops, do presidente.


O mundo inteiro pode saber quanto a rainha da Inglaterra gasta com vinhos para sua adega, porém não quanto gasta nosso presidente!


Dilmagate 2 - a pergunta que não quer calar


Curto e grosso: se o tal "banco de dados" não é um dossiê, então porque somente os gastos extravagantes foram lançados?


Todas as outras perguntas são secundárias e derivativas da pergunta principal.


É ótimo que a PF investigue e identifique quem vazou as informações, assim a imprensa poderá fazer a pergunta chave a essa pessoa, já que a PF não vai fazer.


sexta-feira, 28 de março de 2008

Dilmagate


É cada dia mais inacreditável a cara-de-pau dos ocupantes do governo.

Ora, para rapidamente desbancar a alegação de que o dossiê contra FHC não é um dossiê e sim um inofensivo banco de dados, poderia então a ministra ordernar a divulgação dos gastos de Lula, sua esposa e seus principais ministros, afinal de contas é de se supor que o tal banco de dados esteja sendo alimentado também com as informações do atual governo. Por que se não, a que propósito serviria um banco de dados com informações sigilosas somente da gestão anterior?

Ademais, se os gastos de Lula são tão sigilosos, porque os de FHC não seriam? E se também são, então a ministra deveria ser processada pelo MP por organizar um banco de dados de tais informações sigilosas e permitir o vazamento das informações.


Tibete e a hipocrisia norte-americana


Nestas duas últimas semanas temos todos assistido as manifestações do tibetanos, que clamam por reaver sua independência subtraída pela China em 1951, e as violentas represálias do governo chinês. Lamentável!


É obvio que o Tibete merece sua liberdade pois já foi um país independente, é formado por uma população distinta da chinesa, com tradições e cultura totalmente diferentes e não desejam, em absoluto, fazer parte da China, querem decidir seu próprio caminho.


Já a hipocrisia norte-americana entra nesta estória ao compararmos o tratamento dado pelos Estados Unidos a diferentes ditaduras. Veja o caso de Cuba, por exemplo. Os Estados Unidos impuseram a Cuba um embargo econômico que dura desde 1962 com o declarado intuito de enfraquecer a ditadura de Fidel Castro e promover a democracia. Tudo bem, eu acho até compreensível essa atitude quando suportada pela razão oficial. O resultado foi nulo, como se sabe, porém nenhum governo norte-americano, republicano ou democrata, alterou essa decisão.
E o que os Estados Unidos fazem para enfraquecer a ditadura chinesa, que dura desde 1949? Nada. Porque? Porque interessa MUITO o comércio com a China. São, atualmente, 1,3 bilhão de potenciais consumidores chineses contra 11,2 milhão de cubanos.


Então, meus amigos norte-americanos, ou vocês tratam de promover a democracia de forma equivalente em todos os países não-democráticos ou deixa essa baboseira do embargo a Cuba para o passado. Dá pra ser mais coerente um pouco?


E bem que os Estados Unidos e muitos outros países poderiam dar uma força para que o povo tibetano consiga sua independência, afinal é um povo de paz.


sábado, 19 de janeiro de 2008

A cruz no estradão


Um dia desses, passando por uma das rodovias bem conservadas e repletas de pedágio deste nosso Estado, vi uma cruz enfeitada com flores no canteiro central.


De imediato me lembrei do Sergio Reis e seu Menino da Porteira mas depois fiquei matutando como era curioso esse costume. Todos que são católicos estão acostumados a terem seus entes queridos enterrados em cemitérios sob um cruz. Também é costume lavar e enfeitar o túmulo ao menos no aniversário de morte e no dia dos mortos.


Imagino que esse costume de por uma cruz na estrada no local onde morreu a pessoa seja um resquício do tempo em que uma pessoa que morresse durante uma viajem (que era feita a pé, a cavalo ou carroça) tinha que ser enterrada no próprio local já que não era nada prático carregar um corpo naquelas condições.


Os meios de transporte evoluiram e as estradas também, mas o costume ficou. Curioso, porque as pessoas não são mais, obviamente, enterradas na estrada, mas transladadas para um hospital, ou necrotério, para depois serem liberadas e enterradas aonde a família decidir. Mas as cruzes ainda são instaladas, visitadas e enfeitadas.


Ainda bem que esse costume não se aplica a qualquer lugar onde uma pessoa morra. Imagina você ser hospitalizado e seu quarto ter meia dúzia de cruzes?


sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Ano novo, Brasil velho


O ano é novo, mas o Brasil continua o nosso velho conhecido de sempre.


Não demorou muito para o Governo Federal me respaldar. Dia 21 de dezembro, enquanto toda a imprensa elogiava o Lula por prometer que não iria aumentar impostos mas que o governo iria cortar gastos, eu escrevia que não demoraria muito para o governo aumentar os impostos para compensar a perda da CPMF. Logo no dia 2 de janeiro vieram os aumentos.


Depois dessa incrível demonstração de premonição, aproveito para prever que neste ano um artista famoso irá passar desta para melhor, que um novo artista ficará nacionalmente famoso, e que você irá reclamar dos políticos. Mais detalhes sob pagamento ou sob as câmeras do Fantástico.


De resto, como você deve ter notado, tudo continua igual. As notícias de fim-de-ano e de ano-novo parecem até reprise dos anos anteriores:
  • milhares de pessoas nas praias no reveillon
  • toneladas de fogos de artifício queimadas
  • milhares de carros congestionando as estradas que vão para e voltam do litoral
  • centenas de acidentes nas estradas
  • centenas de mortos e muitos mais feridos
  • começa o novo Big Brother: quer dar uma espiadinha? Pelo menos a Globo podia variar a chamada, né?
A única real novidade para este ano é que vai ser um ano mais longo que 2007, não só por ser bissexto mas também porque o carnaval é mais cedo e como o Brasil só anda depois do carnaval, este ano trabalharemos mais. Pelas minhas contas 16 dias a mais.